O implante dentário substitui a raiz natural do dente perdido. É feito de titânio, um material de alta qualidade e biocompativel com o nosso organismo. Tem uma taxa de sucesso e durabilidade excelente.
1ª etapa
Inserção do implante no osso com anestesia local o que torna este procedimento sem dor.
2ª etapa
Processo de cicatrização e osteointegração do implante ao osso demora entre 2-6 meses. Nesta fase é muito importante a toma correcta da medicação, alimentação, higiene e consultas periódicas de controlo.
3ª etapa
Moldes para reabilitar.
Coroa unitária
Ponte sobre implantes
Prótese total fixa aparafusada
(cerâmica ou acrílica)
Prótese total removível sobre barra ou bolas
A quantidade de implantes necessários depende do tipo de prótese e da quantidade e qualidade do osso, mas como todos os tratamentos mais complexos é realizado um estudo (com moldes, fotos intra e extra orais, ortopantomografia e/ou TAC) para um melhor diagnóstico e tratamento.
O insucesso de um implante na maioria das vezes é causado por infecção (1%) e surge normalmente nas primeiras semanas, também pode surgir por falta de higiene e manutenção. O tabaco também diminui a alimentação do osso e gengiva, atrasando a cicatrização e aumentando o risco de infecção. Quando isto acontece, removemos o implante infectado e voltamos a recolocar outro sem custo. A manutenção deverá ser feita de 6 em 6 meses para ter uma maior durabilidade do tratamento.