Serviços > Medicina dentária

Patologia Oral

Cancro oral

O cancro oral atribui-se aos tumores malignos que afetam qualquer localização da cavidade oral, dos lábios à garganta (incluindo as amígdalas e a faringe).
 
As lesões malignas na cavidade oral ocorrem com maior frequência no bordo lateral da língua, no pavimento da boca e no palato mole. Entre os diferentes tipos de neoplasia que se desenvolvem na cavidade oral, é predominante o carcinoma espinocelular, o qual atinge em especial homens com idade superior a 40 anos e com hábitos alcoólicos e/ou tabágicos.

PIPCO

PIPCO é o Projecto de Intervenção Precoce no Cancro Oral, o programa dos cheques-dentistas onde abrange o cancro oral.
O diagnóstico clínico de lesões malignas ou potencialmente malignas é feito através de observação macroscópica pelo médico. O processo é desencadeado a partir do médico de família, com emissão do CHEQUE-DIAGNÓSTICO.
 
Na Sorrivida poderá utilizar o seu cheque-diagnóstico, com um dos profissionais que constam na lista nacional de médicos aderentes específica deste projeto.

 

Após a realização do exame, podem surgir os seguintes resultados anatomopatológicos:
  • Resultado NEGATIVO para cancro oral: o médico aderente informa o utente;
  • Resultado de lesão potencialmente maligna: o médico aderente comunica ao utente, devendo o médico de família proceder à sua referenciação hospitalar via “consulta a tempo e horas” (CTH)
  • Resultado POSITIVO para cancro oral: O médico aderente deve, de imediato, contactar o utente a fim de lhe transmitir o resultado do exame. O IPO de referência contacta o utente num prazo máximo de 24h, transmitindo a data da consulta e, caso necessário, providencia uma intervenção médico-cirúrgica prioritária.